
Durante muito tempo, falar em Recursos Humanos era, basicamente, falar sobre folha de pagamento, controle de ponto e processos internos. O RH era visto como uma área operacional, que cuidava de rotinas e, no máximo, oferecia ações de bem-estar aos colaboradores. Mas esse tempo passou.
Hoje, cada vez mais, o RH é chamado a assumir um papel estratégico dentro das organizações, e também, ser protagonista nas decisões que afetam os rumos do negócio. É nesse contexto que surge o conceito de Business Challenger, que vai além do já conhecido Business Partner.
O tema foi amplamente discutido no evento Business Challenge FGV EESP, promovido pela Fundação Getulio Vargas. O encontro mostrou como o RH pode, e deve ser agente de transformação, com coragem, visão de futuro e conhecimento profundo do negócio no qual está envolvido.
Mas afinal, o que significa ser um Business Challenger?

O termo Business Partner já está bem difundido no mercado. Esse profissional atua como um elo entre a área de gestão de pessoas e as demais áreas da empresa. Ele entende os desafios do negócio e atua de forma consultiva, ajudando os gestores na tomada de decisão e na construção de uma cultura sólida e alinhada aos objetivos estratégicos.
Porém, o que se espera agora vai além da parceria. O Business Challenger é o profissional que questiona, provoca, antecipando riscos e impactos, muitas vezes enxergando o que nem mesmo o líder de determinada área consegue ver. Ele não apenas atende demandas, ele propõe.
Como explica a professora Michele Martins no curso de Consultoria Interna de RH da PUCRS:
“O business partner tem que andar junto, é parceiro, ombro a ombro. O business challenger tem que estar um passinho à frente, antecipando questões e impactos que, eventualmente, nem o próprio líder está conseguindo visualizar”
Mindset antes do cargo

Mais do que uma função, o papel do Business Challenger é uma forma de pensar e de se posicionar no mundo corporativo. Não se trata de um novo nome para o crachá. Trata-se de entender que estratégia e cultura caminham juntas e que o RH só faz sentido se estiver conectado com o que realmente importa: o resultado do negócio.
O novo RH precisa deixar de ser coadjuvante e ocupar seu espaço nas decisões estratégicas. Para isso, não basta conhecer processos de gestão de pessoas: é necessário dominar temas como finanças, planejamento, cultura organizacional, comportamento humano, diagnóstico de negócio e transformação digital.
Esse profissional, que desafia e provoca com respeito e embasamento, também precisa desenvolver habilidades como resiliência, escuta ativa, coragem para discordar, protagonismo, empatia e presença executiva. Não é pouca coisa e talvez por isso ainda existam tantas organizações que permanecem com um RH que opera, mas não transforma.
Essa mudança de postura exige que o RH deixe de buscar apenas soluções para demandas imediatas e passe a atuar pensando no futuro. Como destacou o evento da FGV, as empresas precisam de líderes com capacidade de ler o cenário macroeconômico, entender tendências globais e, ainda assim, manter o foco nas pessoas. Esse profissonal ajuda os gestores a enxergar o impacto de suas decisões no ecossistema da empresa.
Ao adotar a postura de Challenger, o RH se posiciona como protagonista, ajudando a construir um ambiente mais justo, mais inovador e mais conectado com o propósito da organização.
É um chamado para sair da zona de conforto e assumir o desafio de liderar mudanças reais. Com um RH mais estratégico, mais corajoso e mais essencial do que nunca.
E você, já está preparado para esse desafio?
Referências:
MARTINS, Michele; LAZZARETTI, Helena Romariz Brochado. Consultoria Interna de RH: Business Partner. Porto Alegre: PUCRS, 2021. Material didático da disciplina de Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.
ULRICH, Dave; YOUNGER, Jon; BROCKBANK, Wayne; ULRICH, Mike. RH de dentro para fora: seis competências para o futuro da área de recursos humanos. Porto Alegre: Bookman, 2013.
ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO (FGV EESP). Business Challenge: O novo papel do RH. 2024. Disponível em: https://eesp.fgv.br/evento/business-challenge-fgv-eesp.